SLOW FOOD

Foi o Otto que me levou pra comer na feira da Slow Food perto da London Bridge e me contou mais ou menos a filosofia do movimento. Me encantei, e depois de voltar ao Brasil que fui pesquisar direito o que era essa ONG, e me tornei associada.


O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.
O Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Hoje conta com mais de 80.000 associados que formam e mantêm o movimwento.

O princípio básico é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.

O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo, e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.

É isso, para conhecer melhor o trabalho, saber como tudo isso é feito, onde achar os pontos da Slow Food no Brasil e saber como você pode colaborar, acesse http://www.slowfood.com/, e no Brasil http://www.slowfoodbrasil.com/

Um beijo,
Débora

No comments: